Algumas dicas para enfrentar a vida universitária

 

Universitando org bolsas de estudo gratis

TCC sem drama pensando nos que estão a ingressar nas universidades preparou algumas dicas para enfrentar a vida universitária.

Estabelece contato e procure a opinião de pessoas conhecidas que já estudam os universitários que poderiam se tornar sua escolha.

Informe-se exaustivamente sobre o Plano de Estudos. Tem muita informação na web, bem como de sessões informativas; você também pode se informar através dos computadores do Decanato e direção dos Centros.

Usa sempre do Regulamento Acadêmico, em que estão claramente especificados os direitos e deveres.

Leia atentamente as guias docentes das diferentes disciplinas; você poderá conhecer os conteúdos, metodologia e processo de avaliação, entre outros.

Consulta todas as suas dúvidas, para isso, utiliza todas as aulas (presenciais e on-line). Dirija-se ao corpo docente de referência para tirar tudo o que achar relevante. Não deixe nenhuma dúvida na mochila.

Faça perguntas em sala de aula. Pensar "eu não entendo" não se deve servir, nunca de desculpa.Estude e pratique sempre a língua inglesa, será de grande utilidade em todos os domínios. Se você já tem um bom nível de inglês, não hesite em iniciar o aprendizado de outro idioma.

Planifícate e aprende a organizar o tempo. Faça planos flexíveis. Você deve acomodar a assistência às aulas, o estudo diário, a realização de trabalhos e leituras, participação em jornadas e conferências, etc.

Calcula cerca de duas horas individual de trabalho por uma hora de aula; assim, você conseguirá levar o curso a dia.

Procura ir ao dia nas disciplinas. Na Universidade não é suficiente estudar a última semana. Se este sistema se tem servido no ensino fundamental e o ensino médio, aqui já não se vai funcionar.

Cria um ambiente favorável de estudo. Avalia quais são as melhores estratégias de aprendizagem. Segue alguns hábitos de estudo e trabalho. Tenha uma disposição e uma atitude favorável ao estudo.

Seja persistente, não desanime nunca, embora os primeiros resultados não sejam bons. Na Universidade, como na vida, quem persiste consegue.Combina o estudo com o esporte e uma alimentação saudável, e dorme as horas necessárias.

Explore seus interesses, expectativas, qualidades, etc., Inicia o seu projecto de futuro, se trata do seu projecto profissional... Deixe-o por escrito! Você vai ver como contribui para a tomada de decisões.

Desenvolve a criatividade, os processos reflexivos, o pensamento crítico e aplicado. Pesquise, tenha um espírito empreendedor.

Desfrute da Universidade. Desenvolve uma motivação adequada, que lhe permita avaliar positivamente a sua experiência universitária.